cabmorbida

Considerada uma doença crônica, multifatorial, a Obesidade Mórbida, é caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal.
É classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tendo por base o chamado “Indice de massa corporal” (IMC), calculado ao dividir-se o peso pela altura ao quadrado (P/A²).
Quando o IMC oscila entre 30 e 34,9 Kg/m² é classificada como grau I, IMC entre 35 e 39,9 kg/m² como grau II. Se o IMC ultrapassar 40kg/m², a doença já se enquadra no grau III (obesidade mórbida). IMCs acima de 50kg/m² são relativos aos superobesos e, a partir de 60, configuram o grau V, o dos super superobesos.

Causas

A obesidade mórbida tem múltiplos aspectos envolvidos, que levam em conta a genética, fatores culturais e emocionais.
A vida moderna comporta fatores de risco como estresse, sedentarismo, falta de tempo para se alimentar adequadamente e uma dieta rica em alimentos industrializados, rica em calorias e gorduras, e pouco nutritiva.
O excesso de peso, por sua vez, conduz à sensação de culpa e ansiedade, podendo chegar à depressão. Em geral, os conflitos pessoais costumam acentuar o cenário de baixa autoestima, tão frequente nos quadros de obesidade mórbida.
Alterações hormonais, principalmente relacionadas com problemas na tireoide, também podem predispor ao ganho de peso (assim como à perda), sobretudo em períodos como a gravidez. Por fim, a diminuição do metabolismo em homens e mulheres, em conjunto com uma vida sedentária, é outro agravante para os portadores de obesidade.

Riscos

Conforme o aumento do grau de obesidade, até chegar à morbidez, aumentam também os riscos de surgimento de comorbidades (doenças associadas). Entre elas, hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono, dislipidemias (colesterol e/ou triglicerídeos aumentados), doenças articulares, esteatose hepática, síndrome de ovários policísticos, problemas cardiovasculares e insuficiência venosa.
Em cerca de 80% dos casos, a cirurgia bariátrica consegue curar ou reduzir a incidência dessas doenças, inclusive o diabetes tipo II.

Indicações

A cirurgia bariátrica está indicada para obesos que tenham IMC de 40 ou mais kg/m², ou IMC entre 35 e 39,9kg/m² com comorbidades associadas.
Já existem debates e pesquisas em andamento quanto à proposição de se baixar o IMC para obesos que possuam doenças preocupantes, como o diabetes.

Tipos de Cirurgia

Existem algumas modalidades de cirurgias que podem ser realizadas. Desde cirurgias restritivas, como a banda gástrica ajustável e a gastrectomia vertical (sleeve); cirurgias mistas, como a gastroplastia redutora com reconstrução em Y de roux (bypass);e cirurgias disabsortivas.
A cirurgia que mais realizamos é a gastroplastia redutora com reconstrução em Y de roux por videolaparoscopia sem utilização de anel.